Assessoria - A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é, pela primeira vez, uma das finalistas do Prêmio Guia do Estudante – Destaques do Ano 2014, premiação que faz parte da 10ª edição dos Prêmios Santander Universidades.
Nesta edição, foram enviados 20.106 projetos de 1.067 Instituições de Ensino Superior de todo o país. Somente para o Prêmio Guia do Estudante – Destaques do Ano 2014, cujo objetivo é reconhecer as instituições de ensino superior que mais se destacaram no período de julho de 2013 a junho de 2014, o número de inscrições foi de 2.466.
A UFFS concorre na categoria “Inclusão”, com o projeto “Política de Ingresso na Graduação”, o qual garante que 90% dos alunos da Instituição sejam oriundos de escolas públicas. São três finalistas nesta categoria.
A notícia foi recebida na última sexta-feira (24), com entusiasmo, pelo pró-reitor de Graduação, João Alfredo Braida. “É resultado do trabalho que temos desenvolvido na UFFS no sentido de incluir e dar oportunidade de ingresso aos alunos oriundos das escolas públicas no ensino superior. Esse prêmio coloca a Política de Ingresso da UFFS em uma janela, para que seja vista e reconhecida por diversos setores da sociedade brasileira. Sem dúvida somos a universidade que tem o maior percentual de cotas para alunos da escola pública, e isso faz muita diferença para os acadêmicos da nossa região”, detalha.
O reitor, Jaime Giolo, também comenta sobre o reconhecimento da proposta da Universidade. “Ser finalista desta distinta condecoração é salutar, pois sabemos que esse prêmio mobiliza instituições de ensino superior de todo o Brasil. É ótimo saber que a iniciativa de inclusão da UFFS pode ser propagada em um contexto interessante como é este”, destacou. O reitor lembrou que a inclusão é a ferramenta da UFFS, que já vem trabalhando com a inclusão de indígenas e negros, através de vagas suplementares oferecidas em cada processo seletivo. Além disso, tem o processo de seleção de haitianos nos cursos de graduação e, agora, o Processo Seletivo Especial para Indígenas (PIN).
As instituições vencedoras, escolhidas entre as finalistas por uma comissão julgadora, serão reveladas durante a cerimônia dos Prêmios Santander Universidades, em São Paulo (SP), em 5 de novembro de 2014.

O projeto de inclusão da UFFS
Em 2013, a UFFS iniciou um novo modelo de reserva de vagas para ingresso nos cursos de graduação. A Política de Ingresso na Graduação atende a estudantes classificados através de sua situação econômica (renda familiar), através de sua etnia – negra, indígena, parda, branca – e, principalmente, classifica os alunos pela sua trajetória escolar: ensino público, privado ou parcialmente público, por categoria administrativa.
Com a nova Política, a UFFS traçou uma linha de equidade entre o percentual de alunos matriculados no ensino médio das escolas públicas dos três estados do Sul do Brasil e as vagas de graduação ofertadas pela Instituição. No Rio Grande do Sul, o último censo indicou que 90% dos estudantes do Ensino Médio estão em escolas públicas, dessa forma, nos campi da UFFS naquele estado, 90% das vagas são reservadas a esse perfil estudantil. O mesmo acontece nos estados do Paraná e em Santa Catarina, onde 88% e 85% das vagas, respectivamente, constituem a cota escola pública. Ainda inovando, a UFFS inclui uma cota para estudantes que cursaram parcialmente o Ensino Médio em escolas públicas. O novo modelo favorece a qualidade do ensino, sob todos os aspectos, pois descentraliza preocupações e o comprometimento com a melhoria da educação e da escola.
O compromisso da UFFS com a escola pública existe desde a fundação da Instituição, em 2010. Já nos primeiros processos de seleção, os alunos dessas escolas eram favorecidos. Por meio do “fator escola pública”, índice de 10%, 20% ou 30% aplicado à nota do ENEM, contemplava cada ano do Ensino Médio cursado nessa rede escolar. A sanção da Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012 (Lei da Reserva de Vagas) oportunizou à UFFS reformular e aperfeiçoar o seu modelo de ingresso, incorporando integralmente os dispositivos legais e complementando-os. A nova Política de Ingresso na Graduação da UFFS faz justiça à trajetória escolar dos candidatos, ao perfil econômico das famílias e à caracterização étnica da população.
A nova Política aponta para dados extremamente relevantes no que diz respeito à inclusão dos alunos de escola pública no Sistema Federal de Ensino Superior: somente no último processo seletivo da UFFS, 90% dos alunos ingressantes são oriundos do ensino público. A nova Política possibilitou que os filhos de famílias social e economicamente desassistidas pudessem iniciar o processo de transformação da sua própria realidade ao acessar o ensino superior de forma gratuita e com assistência.

Legenda:
01: UFFS concorre na categoria “Inclusão”, com o projeto “Política de Ingresso na Graduação”/ Divulgação