Assessoria - A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é, pela primeira vez, uma das finalistas do Prêmio Guia do Estudante Destaques do Ano 2014, premiação que faz parte da 10ª edição dos Prêmios Santander Universidades.
Nesta edição, foram enviados 20.106 projetos de 1.067 Instituições de Ensino Superior de todo o país. Somente para o Prêmio Guia do Estudante Destaques do Ano 2014, cujo objetivo é reconhecer as instituições de ensino superior que mais se destacaram no período de julho de 2013 a junho de 2014, o número de inscrições foi de 2.466.
A UFFS concorre na categoria Inclusão, com o projeto Política de Ingresso na Graduação, o qual garante que 90% dos alunos da Instituição sejam oriundos de escolas públicas. São três finalistas nesta categoria.
A notícia foi recebida na última sexta-feira (24), com entusiasmo, pelo pró-reitor de Graduação, João Alfredo Braida. É resultado do trabalho que temos desenvolvido na UFFS no sentido de incluir e dar oportunidade de ingresso aos alunos oriundos das escolas públicas no ensino superior. Esse prêmio coloca a Política de Ingresso da UFFS em uma janela, para que seja vista e reconhecida por diversos setores da sociedade brasileira. Sem dúvida somos a universidade que tem o maior percentual de cotas para alunos da escola pública, e isso faz muita diferença para os acadêmicos da nossa região, detalha.
O reitor, Jaime Giolo, também comenta sobre o reconhecimento da proposta da Universidade. Ser finalista desta distinta condecoração é salutar, pois sabemos que esse prêmio mobiliza instituições de ensino superior de todo o Brasil. É ótimo saber que a iniciativa de inclusão da UFFS pode ser propagada em um contexto interessante como é este, destacou. O reitor lembrou que a inclusão é a ferramenta da UFFS, que já vem trabalhando com a inclusão de indígenas e negros, através de vagas suplementares oferecidas em cada processo seletivo. Além disso, tem o processo de seleção de haitianos nos cursos de graduação e, agora, o Processo Seletivo Especial para Indígenas (PIN).
As instituições vencedoras, escolhidas entre as finalistas por uma comissão julgadora, serão reveladas durante a cerimônia dos Prêmios Santander Universidades, em São Paulo (SP), em 5 de novembro de 2014.
O projeto de inclusão da UFFS
Em 2013, a UFFS iniciou um novo modelo de reserva de vagas para ingresso nos cursos de graduação. A Política de Ingresso na Graduação atende a estudantes classificados através de sua situação econômica (renda familiar), através de sua etnia negra, indígena, parda, branca e, principalmente, classifica os alunos pela sua trajetória escolar: ensino público, privado ou parcialmente público, por categoria administrativa.
Com a nova Política, a UFFS traçou uma linha de equidade entre o percentual de alunos matriculados no ensino médio das escolas públicas dos três estados do Sul do Brasil e as vagas de graduação ofertadas pela Instituição. No Rio Grande do Sul, o último censo indicou que 90% dos estudantes do Ensino Médio estão em escolas públicas, dessa forma, nos campi da UFFS naquele estado, 90% das vagas são reservadas a esse perfil estudantil. O mesmo acontece nos estados do Paraná e em Santa Catarina, onde 88% e 85% das vagas, respectivamente, constituem a cota escola pública. Ainda inovando, a UFFS inclui uma cota para estudantes que cursaram parcialmente o Ensino Médio em escolas públicas. O novo modelo favorece a qualidade do ensino, sob todos os aspectos, pois descentraliza preocupações e o comprometimento com a melhoria da educação e da escola.
O compromisso da UFFS com a escola pública existe desde a fundação da Instituição, em 2010. Já nos primeiros processos de seleção, os alunos dessas escolas eram favorecidos. Por meio do fator escola pública, índice de 10%, 20% ou 30% aplicado à nota do ENEM, contemplava cada ano do Ensino Médio cursado nessa rede escolar. A sanção da Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012 (Lei da Reserva de Vagas) oportunizou à UFFS reformular e aperfeiçoar o seu modelo de ingresso, incorporando integralmente os dispositivos legais e complementando-os. A nova Política de Ingresso na Graduação da UFFS faz justiça à trajetória escolar dos candidatos, ao perfil econômico das famílias e à caracterização étnica da população.
A nova Política aponta para dados extremamente relevantes no que diz respeito à inclusão dos alunos de escola pública no Sistema Federal de Ensino Superior: somente no último processo seletivo da UFFS, 90% dos alunos ingressantes são oriundos do ensino público. A nova Política possibilitou que os filhos de famílias social e economicamente desassistidas pudessem iniciar o processo de transformação da sua própria realidade ao acessar o ensino superior de forma gratuita e com assistência.
Legenda:
01: UFFS concorre na categoria Inclusão, com o projeto Política de Ingresso na Graduação/ Divulgação