Nesta quarta-feira (25), durante a primeira Sessão Plenária do ano do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), 78 conselheiros tomaram posse, entre titulares e suplentes, com mandatos até 2025. São representantes de instituições de Ensino Superior e de entidades de classe que têm a atribuição de acompanhar assuntos inerentes à fiscalização e ao aprimoramento do exercício profissional, objetivando a defesa da sociedade. Ao todo, o Crea-PR conta com 144 conselheiros.

 

A entrada desses profissionais confirma o cumprimento do Art. 43 da Lei nº 5.194/1966, que determina que o Plenário dos Creas deve ser renovado anualmente pelo terço de seus membros. Na Regional Pato Branco, que compreende os municípios do sudoeste do Estado, cinco engenheiros assumiram o cargo de conselheiro titular pelo primeiro mandato; outros três foram reconduzidos à titularidade.

 

Na Inspetoria de Francisco Beltrão


Na Engenharia Civil, Thiago Lorenzetti, de Francisco Beltrão é o conselheiro titular. Vinícius Perin, também de Francisco Beltrão é o suplente. Na modalidade de Engenharia Florestal, Eleandro Brun, de Dois Vizinhos, foi reconduzido para o segundo mandato como conselheiro titular, tendo Flávia Gizele Konig Brun, também de Dois Vizinhos, como suplente.

 

Na Inspetoria de Pato Branco


Na Agronomia, José Abramo Marchese, professor da UTFPR - Campus Pato Branco é o conselheiro titular. José Ricardo da Rocha Campos, também de Pato Branco, é o suplente. Na Engenharia Elétrica, Ricardo Bertoncello, de Vitorino, foi reconduzido como conselheiro titular, com Sidnei Pereira, de Pato Branco, na suplência.

 

Na Inspetoria de Realeza


Na Engenharia Civil, Paulo Warmiling, de Salto do Lontra, é o conselheiro titular. José Fernandes Ghiraldi, de Realeza, o suplente.

 

A preparação dos novos conselheiros começou na segunda-feira (23), com o 8º Encontro de Integração dos Novos Conselheiros (Encic), na sede do Sinduscon em Curitiba. Os novos integrantes puderam acompanhar palestras de representantes de departamentos do Crea-PR e de órgãos públicos, tendo a oportunidade de conhecer melhor o funcionamento do Sistema Confea/Crea, além de questões técnicas, regimentais e de legislação.

 

O engenheiro civil Thiago Lorenzetti, de Francisco Beltrão, assume o cargo de conselheiro pela primeira vez, indicado pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Sudoeste do Paraná (Sudenge). Thiago ressalta o trabalho de preparação realizado durante o Encic para desempenhar as funções da melhor maneira. 

 

Como conselheiro, além de analisar processos quanto ao exercício ilegal da profissão, ele também faz parte das comissões de Ética Profissional (CEP) e de Orçamento e Tomada de Contas (CTC).

 

“Agradeço aos integrantes da Sudenge e ao Crea pela confiança. A intenção é de contribuir com o Sistema Confea/Crea e seguir no propósito de levar melhorias, defender os profissionais das Engenharias, sempre visando o bem da sociedade”, adianta Thiago Lorenzetti. 

 

O engenheiro agrônomo José Abramo Marchese, professor do curso de Agronomia da UTFPR – Campus Pato Branco, também assume como conselheiro do Crea-PR pela primeira vez. Indicado pela universidade, ele está vinculado à Câmara Especializada de Agronomia (CEA) e faz parte da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap) do Conselho. 

 

“Até pelo lastro de quase 30 anos na universidade, pretendo focar nas questões educacionais e na aproximação, necessária, entre a instituição de ensino e o Conselho. Por outro lado, há conselheiros muito experientes e ter contato com essas pessoas é um momento de muito aprendizado. Avalio que é uma oportunidade para contribuir e aprender muito”, comenta Abramo. 



FONTE: Crea-PR | FOTO: Divulgação