Com a autoria dos vereadores Joares Cavanhol, João Carlos Dalberto (Carlão Verdureiro) e Ladair Casanova Cavilha (Sócrates), foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária de segunda-feira, 20, o Projeto nº 05/2014 que nomeia o plenário da Câmara Municipal de Salto do Lontra, Vereador Artimino Brustolim (in memória).
A sessão foi prestigiada pela esposa, Maria Terezinha Brustolim, familiares e amigos do homenageado, autoridades, lideranças e pessoas da comunidade.
Histórico
Artimino Brustolim, também conhecido como Nego Brustolim, nasceu em 25 de setembro de 1944, no município de Mangueirinha-PR. Filho de Onorino Brustolim e Cecília Canan Brustolim, era o sétimo filho dos nove do casal. Seus avós paternos, Antônio Brustolim e Maria Bassani; maternos Ângelo Canan e Ana Bebber.
Viveu sua infância e juventude no município de São João-PR, onde ainda muito jovem, decidiu constituir sua família e em 19 de outubro de 1963 casou-se com a jovem Maria Terezinha Matte. Foram presenteados por Deus com o nascimento de quatro filhos: Célia, Lasir, Iloni e Marcelo, que os brindaram com os genros, Darci, Ildo, Diógenes Antônio e nora Sheila. Da união matrimonial de seus filhos, nasceram sete netos: André Demétrio, Mariana, e Luiza, filhos de Diógenes e Iloni; Gabriela filha de Darci e Célia, Samuel filho de Ildo e Lasir, Marcelo Filho e Júlia filhos de Marcelo e Sheila. De acordo com Artimino, a sua família era a sua felicidade.
Incentivado por seu pai, iniciou seu trabalho na agricultura, dedicou sua vida ao trabalho no campo, na produção de alimentos e criação de gado.
Em 1966, mudou-se para Coronel Vivida e em 1969 optou por estabelecer residência no município de Salto do Lontra, no então Distrito de Nova Prata. Em 1976, fixou residência na cidade de Salto do Lontra, onde viveu até os seus últimos dias.
Em Nova Prata, além da agricultura, por um período, trabalhou também como taxista e atuou no ramo do comércio. Sua vida foi participativa e influente, sempre colaborando com as entidades sociais. Exerceu ainda, o cargo de Delegado de Polícia, em Nova Prata e em Salto do Lontra, ocasião em que esse cargo era exercido por cidadão civil.
Artimino muito se dedicou pela causa pública, pois gostava de ajudar as pessoas. Suas convicções democráticas e seu sentimento humanista eram pautados pelos preceitos da justiça e da caridade. Costumava dizer: ajudar e ajudar sempre, principalmente os mais necessitados, e a prioridade é a saúde da pessoa.
Foi um homem trabalhador, honesto, corajoso e ousado. Artimino Brustolim era o que podemos chamar de autodidata, apesar de não ter concluído o Ensino Fundamental, e como ele próprio dizia: não ter estudado em bancos colegiais, era uma pessoa inteligente, atualizada e informada sobre as questões políticas e sociais do Município, do Estado e do País, engajando-se como membro, militante e participativo em agremiações políticas e partidárias. Um munícipe preocupado e atuante na vida política e social, tanto que foi eleito vereador por três legislaturas, ocupando uma cadeira no Legislativo por 14 anos: de 1983 a 1988, de 1989 a 1992, de 1997 a 2000. Com sua humildade e simplicidade, conquistou popularidade, seu trabalho na Câmara Municipal, foi reconhecido pela população lontrense, obtendo êxito a cada candidatura, atingindo a cada reeleição um índice maior no número de votos.
Artimino, sempre foi uma pessoa feliz, contagiava a todos com o seu sorriso aberto, um amigo sempre próximo dos amigos. Na sua vida política era um parlamentar visionário, de postura política exemplar, sua sabedoria ia além do seu conhecimento, tinha jeito e hora para tratar com adversários políticos, sempre no campo da cortesia. Foi assim até seus últimos dias de vida. Sem titubear, em 15 de setembro de 2011, em sua casa pouco antes de ser surpreendido pelo infarto, propôs sugestões e argumentou com líderes e representantes políticos do município, da sua grande preocupação com a política do município de Salto do Lontra e com a eleição de 2012, tanto a nível de ideologia, quanto de posições políticas. Sempre trabalhou para ver Salto do Lontra crescer e se desenvolver. Queria um Município de oportunidades e boa qualidade de vida para todos. Não media esforços, era parceiro, acompanhou prefeitos, vereadores, autoridades e lideranças políticas, a outros municípios, à capital do estado, onde obteve e também, participou de muitas conquistas na busca de recursos, de obras e melhorias para o município e em benefício da população lontrense e região. Era franco, representava alegria, entusiasmo e qualidade de vida.
Em todos os processos eleitorais, municipal, estadual ou federal, lá estava o Nego Brustolim, fazendo campanha, participando, fazendo reuniões, visitando e dando a sua parcela de contribuição ao processo democrático. Homem participativo que gostava de um bom papo, das tradições gaúchas, de dançar, da roda de música e de um bom chimarrão. Artimino, será sempre lembrado pelos familiares, amigos e companheiros, pelo que ele foi e pelo que fez para a comunidade durante sua vida pública, mas com certeza algumas estarão mais presente, por exemplo, a maneira de cumprimentar brincando, dizendo: está bichão, seu chimarrão no final da tarde com a Dona Terezinha e sua chegada e saída sempre sorrindo em sua caminhonete. Seu amor e seu jeito afetivo de viver em família. Tudo deixa muitas lembranças e saudade.
Portanto, é reconhecido seu papel de cidadão lontrense, de ser colocado entre os grandes, um ser humano respeitado até por suas brincadeiras, homem publico, filho, irmão, esposo, pai, avô, sogro e amigo,que deixou como legado, a força, a obstinação, a coragem e a perseverança de que um guerreiro nunca morre ele se perpetua.
Em 16 de setembro de 2011, Artimino Brustolim, já internado, examinado e medicado no Hospital Angelina Caron de Campina Grande do Sul-PR, ao ser informado do seu quadro de saúde, pós infarto, otimista que era, manteve-se sereno, corajoso e confiante aceitou fazer a intervenção do cateterismo, realizado no 19 de setembro, exame que diagnosticou graves problemas cardíacos, e as 07 horas do dia 22 de setembro, foi conduzido novamente ao centro cirúrgico para fazer a cirurgia de ponte-safena. Enquanto aguardava a cirurgia, manteve em seu semblante, um leve sorriso e expressão de muita esperança e fé. Seu coração suportou a cirurgia, superou duas paradas cardíacas, mas infelizmente às 21 horas, a triste notícia; a sua vida aqui na terra cessou e Artimino Brustolim, retorna Àquele que é dono da vida, e com a mesma simplicidade e humildade com que viveu. O companheiro Brustolim, silenciou sua voz entre nós, mas deixou sua marca, além do seu trabalho, seu jeito amigo, suas frases e suas idéias, provando que a vida, esse espaço de tempo que decorre entre o nascimento e a morte, é o tempo que temos para cumprir o propósito de Deus;lutar, realizar sonhos e vencer. Artimino Brustolim cumpriu sua missão e transmite uma imagem que não se apagará.
Nossa homenagem é reflexo do reconhecimento da população, a um cidadão que está a merecer a saudade de todos.
Artimino Brustolim, em Salto do Lontra sempre presente.
Família agradece
Após a sessão na Câmara Municipal, a filha Lasir falou em nome dos familiares e agradeceu.
Em nome de nossa família, primeiramente, queremos agradecer a Deus pelas nossas vidas, agradecemos a presença de todos, que nesta noite, compartilham conosco desta honrosa homenagem. Ilustres Vereadores, nesta Casa, certamente ocorreram muitas solenidades, discursos e manifestações; aqui foram vividos momentos diversos, quer de homenagem, emoções ou de trabalho. Mas, a homenagem que hoje prestam Vossas Excelências, assim como tantos outros foram acolhidos por esta Casa de Leis, hoje Vossas Excelências, acolhem oficialmente, in memória de nosso Pai, Artimino Brustolim, concretizando aqui os seus ideais. Plenário este, que foi parte de sua vida, quando em sua atuação legislativa, aqui, costumava levantar sua voz, e com seriedade e responsabilidade que norteavam seus princípios democráticos, defendia seus pontos de vista, visando sempre o progresso e o desenvolvimento do Município e o bem estar da população lontrense.Plenário este, que foi também pelo homenageado, e continuará sendo palco de grandes decisões políticas, legislativas e administrativas, em prol de Salto do Lontra; Município que nosso pai, com seus mais nobres anseios e com uma força incontida sempre defendeu e tanto amou. Digno é o gesto da Câmara Municipal, e merecida é esta homenagem; assim, sobre a qual, será memorável e simbolicamente contínua a sua prestação de serviços ao Município. Agradecemos com louvor, ao Poder Legislativo pela solidariedade, e por continuar dando exemplos de atenção e reconhecimento aos seus concidadãos e munícipes. Ouvimos emocionados as palavras proferidas aqui nesta noite, serão para nós fonte permanente de conforto. Relembraremos com a humildade que o caracterizava e com a gratidão que a partir de hoje, lhes dedicamos. O nosso profundo agradecimento, aos Nobres Vereadores Joarez Carlos Cavanhol, João Carlos Dalberto e Ladair Casanova Cavilha, autores desta proposição, da mesma forma, agradecemos aos demais Vereadores que a acataram, e aprovaram democraticamente, para então, denominar o Ilustre Plenário desta Casa de Leis, perpetuando assim a honrosa homenagem com o nome do Vereador Artimino Brustolim, o nosso pai. Em meu nome e em nome de nossos familiares, a todos, a nossa imorredoura gratidão.
Foto 1: Vereador Artimino Brustolim (in memória) foi homenageado com seu nome do Plenário da Câmara de Salto do Lontra.
Foto 2: Familiares e amigos de Artimino Brustolim (in memória) junto com os vereadores de Salto do Lontra após a sessão de aprovação do projeto que nomeia o plenário da Câmara Municipal de Salto do Lontra, Vereador Artimino Brustolim.
Foto 3: Lasir Brustolim Manfroi fala em nome dos familiares de Artimino Brustolim e agradece pela homenagem feita a seu pai.