A semana começou com chuvas intensas em toda a região sudoeste. Até o início da manhã desta terça-feira (11), já havia sido registrado um volume acumulado de aproximadamente 150 milímetros na área central da cidade de Salto do Lontra.


De acordo com informações, no perímetro urbano houve alguns pontos de alagamentos. O nível do Rio Lontra já subiu bastante nas últimas horas. Equipes da Defesa Civil e da Prefeitura informaram que estão em alerta. No interior do município, estradas rurais, pontes e bueiros também acabaram tendo problemas. O Departamento Rodoviário informou que está realizando levantamento da situação e trabalhando para tentar resolver a situação, inicialmente nos locais mais críticos.


Conforme a Defesa Civil - Bombeiro Comunitário de Salto do Lontra, durante a manhã foram recebidos diversos chamados em vários pontos do município. Famílias que encontravam-se ilhadas no Bairro Vila Nova e Linha Brasília foram resgatadas. Os agentes também estão atentos em relação ao nível do Rio Lontra.


Em Nova Esperança do Sudoeste, de acordo com informações repassadas ao nosso Departamento de Jornalismo, houve alagamento em vários pontos na cidade. A água também acabou invadindo algumas residências. No interior houve estragos em pontes, bueiros e estradas rurais. Em várias localidades pontes ficaram submersas. A Prefeitura informou que está trabalhado juntamente com Departamentos e Secretarias em relação a toda esta situação.

 

SAIBA MAIS: Defesa Civil atende estragos causados por temporais nos municípios do Sudoeste


As intensas chuvas dos últimos dias também estão causando transtornos para agricultores no que se refere ao trabalho do dia a dia, além de estarem prejudicando a colheita do trigo e o plantio da próxima safra.

 

Previsão do tempo
Conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a terça-feira ainda será de tempo instável e chuvoso no Paraná. Previsão de chuva a qualquer hora do dia em todas as regiões, embora com distribuição irregular. Em alguns momentos a chuva pode ser forte e acompanhada de muitos raios. O acumulado de chuva entre o oeste e o sudoeste do Estado já começa a ficar mais expressivo em várias cidades. As temperaturas apresentam pouca oscilação na maioria das regiões paranaenses.

 

Amanhã (12), o eixo instável de uma frente fria, ainda alinhado com a região do Paraná, possibilita condição de instabilidade e alguns temporais podem ocorrer em diversas regiões. Este sistema frontal progressivamente se afasta para o mar, mas as chuvas podem ser mais fortes no início do dia entre os setores noroeste, oeste e sudoeste. O fluxo de umidade segue constante e mantém a formação de nuvens de chuva. Destaque para o acumulado de chuva previsto e, somado ao que já ocorreu nos últimos dias, que pode acarretar alguns transtornos.



FONTE: Redação/Rádio Independência | FOTOS: Rádio Independência / Reprodução/Redes Sociais